EVOH - Copolímeros de Etileno e Álcool Vinílico

Saiba mais sobre suas características, aplicações e reciclagem

O EVOH é um dos melhores materiais no mercado para atribuir propriedades de barreira à gases, uma grande exigência no mercado de embalagens. O EVOH é obtido pela hidrólise controlada do copolímero EVA, que transforma em álcool vinílico o grupo vinila. Os copolímeros de etileno e álcool vinílico são aplicados em embalagens onde se procura uma boa barreira à entrada de oxigênio, aromas orgânicos e solventes orgânicos; ou para uma maior permeabilidade à óleos e gorduras.

 

As formulações mais utilizadas comercialmente variam entre 27% e 48% de etileno. Conforme se aumenta o grau de etileno, o material melhora sua estabilidade térmica, flexibilidade e barreira à umidade. Contudo, com o aumento da porcentagem de etileno diminuem as barreira a gases e aromas, a temperatura de fusão e sua densidade.

 

O EVOH destaca-se por conta de:

  • Excelente barreira ao oxigênio
  • Excelente estabilidade térmica
  • Podem ser esterilizados termicamente
  • Elevada resistência a óleos e solventes
  • Permeável à água

 

Os grupos álcool –OH altamente polares aumentam as forças intermoleculares, enquanto os grupos de etileno mantêm a mobilidade das moléculas. Esses grupos tornam o polímero compatível com a água, tornando-o um dos polímeros mais hidrofílicos aplicados em embalagens. 

 

Devido à sua alta sensibilidade à umidade, com perda das propriedades de barreira, o EVOH é geralmente utilizado em embalagens multicamadas, como camada intermediária. 

 

Embalagens rígidas com EVOH, devido às suas propriedades, podem ser aplicadas nos setores de alimentos e bebidas, farmacêutico e veterinário, cosmético, higiene e limpeza e produtos químicos. 

 

Embalagens com EVOH de 5 camadas são as mais comuns, a exemplo de estruturas como: PP/adesivo/EVOH/adesivo/PP.

 

De maneira geral as embalagens que utilizam EVOH em suas camadas possibilitam a reciclagem mecânica, com exceção das embalagens EVOH/PA por conta de sua instabilidade térmica.

 

Referências

 

JORGE, Neuza. EMBALAGENS PARA ALIMENTOS. 2013. 87p. CULTURA ACADÊMICA, Universidade Estadual Paulista, São Paulo.

 

RODRIGUES, Taynara T. POLÍMEROS NAS INDÚSTRIAS DE EMBALAGENS. 2018. 21p. TCC - Faculdade de Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia. 

 

CORSO, Marines. EMBALAGENS - Profª. Marinês Paula Corso. 2007. 44p. Apostila - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira.

 

<http://masterpolymers.com.br/produtos/evoh/> Acesso em 16/09/2020.

 

Catálogo EVAL evoh. Disponível em: < http://www.evalevoh.com/media/156422/01b_eval_-_us_-_pt_-_a4.pdf >. Acesso em: 19/09/2020.