Tipos de embalagens de madeira

Entenda melhor sobre cada tipo, suas características, aplicações e reciclagem

MDF

A formação do MDF começa na fábrica, onde as toras são descascadas, picadas em pedaços (chamados de cavacos) e separados. Aqueles que não estão em tamanhos adequados vão para a caldeira para ser queimados e gerar biomassa. Na próxima etapa a madeira é desfibrada, e as fibras recebem aplicação de resina sintética; são secas com ar quente para alcançar umidade adequada e formar o colchão de fibras, e para isso elas devem passar por uma série de equipamentos que fazem dosagem de fibras. Em seguida são depositadas sobre uma cinta transportadora que cria sua forma, a equalizadora deixa o colchão plano e a prensa é realizada para chegar a sua forma final. Depois a placa vai para o controle de qualidade e recebe um spray de água para deixar a superfície compactada, onde a pressão e o calor de 150ºC deixam os componentes unidos. Após ser resfriada, para a resina não se degradar, os processos finais são o lixamento e o corte. O MDF é amplamente utilizado na fabricação de móveis e também na produção de embalagens. 

 

OSB

O OSB é formado a partir de lascas de madeira, semelhantes aos cavacos, que são prensadas formando placas. Depois são coladas umas nas outras utilizando resina, sempre intercalando placas de orientações opostas a fim de se obter maior resistência. É um processo de baixo custo, no qual há o reaproveitamento de toras de menor diâmetro, que não serviriam para a produção de outros materiais, utilizando assim 96% da madeira. Isso faz com que o custo de produção diminua 40% em relação a fabricação de compensado, por exemplo. Pode ser utilizado na construção de paletes e caixas para exportação, além de ser comumente utilizado na fabricação de móveis e na construção civil. As dimensões dos painéis de OSB são 2440 x 1220 mm e 3050 x 1220 mm e a espessura varia de 6, 8, 10 e 12mm.

 

COMPENSADO

O compensado é formado por lâminas de madeira prensadas, coladas umas sobre as outras, intercalando a orientação das fibras que formam as placas e utilizando número ímpar de lâminas, conferindo resistência mecânica ao produto. Suas dimensões comerciais são 2440 x 1220 mm e 2200 x 1600 mm, sua espessura varia de 6, 8, 12, 15 e 18 mm. Assim como o OSB, o compensado também é utilizado na fabricação de móveis e na construção civil, além de embalagens. 

 

MADEIRA SERRADA

A madeira serrada é feita em um dos processos mais simples de todos. Após a retirada da casca da madeira, as toras passam por máquinas com serras que fazem sua nivelação cortando em tamanhos específicos. Depois são lixadas e ficam prontas para uso.


Reciclagem

A única alternativa reciclagem que não se aplica a todas as embalagens de madeira, mas que está em ascendência, é a reutilização de paletes e engradados usados, para a produção de mobiliário e itens de decoração. A captação é feita por cooperativas, indivíduos ou profissionais/empresas na área de arquitetura e design de interiores. Há alguns agravantes em relação a esse tipo de prática, como o peso exacerbado e o acúmulo de poeira nas ranhuras da madeira, demandando limpezas constantes, assim como o aparecimento de bactérias e fungos quando exposta à ambientes úmidos. 

 

Entretanto, os benefícios são mais significativos, como a redução do impacto ambiental, já que a madeira utilizada passa a cumprir um novo papel, tendo um custo consideravelmente menor se comparado a uma mobília comum ou um palete novo, já que o preço de revenda dos paletes usados pode ser 75% menor. Ademais, a reforma de paletes tem outras vantagens como a resistência da matéria prima, com durabilidade superior aos móveis feitos de MDF; economia de energia elétrica; redução de gases que causam o efeito estufa; contenção de custos na aquisição de novas peças, menor quantidade de material descartado; aumento da empregabilidade em empresas de restauração de madeira e, por fim, a versatilidade de criação, pois o item pode ser desmontado e reutilizado diversas vezes. 

 

O ato de reciclar madeira é uma iniciativa que favorece toda a sociedade e que promove benefícios imensuráveis para a saúde do planeta e para o desenvolvimento sustentável das empresas, refletindo em um retorno imediato de redução de custos e impactos ambientais. 



Referências 

 

LUENGO, R.F.A.; CALBO, A.G. Embalagens para comercialização de hortaliças e frutas. Brasília: Embrapa, 2006.

 

AMORIM, P. G.R.; GONCALEZ, J.C.; CAMARGOS, J. A.A. Propriedades da madeira de Pinus caribaea e Eucalyptus grandis estimadas por colorimetria. CERNE,  Lavras ,  v. 19, n. 3, p. 461-466,  Sept.  2013 .   Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-77602013000300013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 20  Setembro 2020.  

 

MESSIAS, A.M.K. Estudo de mercado no setor de embalagens de madeira. Curitiba, 2015.

 

HENZ, Gilmar P.; CARDOSO, Flávio B.. Absorção de água e proliferação de fungos em madeira de Pinus usada como embalagem para hortaliças. Hortic. Bras.,  Brasília ,  v. 23, n. 1, p. 138-142,  Mar.  2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362005000100029&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 20  Setembro 2020. 

 

ALVES, Rejane Costa; OLIVEIRA, Ana Lúcia C.; CARRASCO, Edgar Vladimiro Mantilla. Propriedades Físicas da Madeira de Eucalyptus cloeziana F. Muell. Floresta Ambient.,  Seropédica ,  v. 24,  e00015312,    2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-80872017000100116&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 20  Setembro 2020. 

 

PERTUZZATTI, Anderson et al . Influência da Umidade na Resistência da Madeira de Eucalipto a Impactos. Floresta Ambient.,  Seropédica ,  v. 24,  e00092514, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-80872017000100172&lng=en&nrm=iso>.Acesso em 20  Setembro 2020. 

 

LIMA, Lilian Maluf .Viabilidade econômica de diferentes tipos de embalagens para laranja de mesa: um estudo de multicasos no Estado de São Paulo. Piracicaba, 2003.

WYLER, Patricia. Influência da madeira de carvalho na qualidade da cerveja. 

Piracicaba, 2013.

 

PEREIRA, J. C. D.; STURION, J. A.; HIGA, A. R.; HIGA, R. C. V.; SHIMIZU, J. Y. Características da madeira de algumas espécies de eucalipto plantadas no Brasil. Colombo: Embrapa Florestas, 2000.

 

SILVA, Diogo Aparecido Lopes. Avaliação do ciclo de vida da produção do painel de madeira MDP no Brasil. São Carlos, 2012. 

 

EMBACOL, Embalagens de madeira para transporte. Disponível em: <https://www.embacol.ind.br/embalagens-madeira-transporte> Acesso em 20 de Setembro 2020.

 

CASA COM PALLET, Conheça a história do pallet ou palete. Disponível em: <https://www.casacompallet.com.br/conheca-historia-do-pallet-ou-palete/?gclid=CjwKCAjwzIH7BRAbEiwAoDxxTnpx6_GFexJz4fi4lI5sWTSxoCSaOohwPTniK4fT5DViom0UFMvT7xoCYDwQAvD_BwE> Acesso em 20 Setembro 2020.

 

MECALUX, Paletes de madeira. Disponível em: <https://www.mecalux.com.br/manual-de-armazenagem/paletes/paletes-de-madeira> Acesso em 20 Setembro 2020.

 

EMBALATEC, Produtos e serviços. Disponível em: <https://www.embalatec.com.br/produtos-e-servi-os> Acesso em 20 Setembro 2020.

 

Produtora WW, Berneck - Como é feito o MDF. Disponível em: <https://youtu.be/xldPNA2_1G8> Acesso em 22 de Setembro 2020.

 

HAAS MADEIRAS. Por que é importante para o meio ambiente reaproveitamento de paletes. Disponível em: <https://www.haasmadeiras.com.br/por-que-e-importante-para-o-meio-ambiente-reaproveitar-paletes/> Acesso em 26 de Setembro 2020.