Entenda melhor as etapas de refino e a origem das resinas plásticas que compõem as embalagens
Fases gerais:
- Destilação – é o processo de separação dos derivados: o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar. Esse vapor volta ao estado líquido conforme resfria em diferentes níveis dentro da torre de destilação. Em cada nível há um recipiente que coleta um determinado subproduto do petróleo.
- Conversão – é o processo que transforma as partes mais pesadas e de menor valor do petróleo em moléculas menores, dando origem a derivados mais nobres. Isso aumenta o aproveitamento do petróleo.
- Tratamentos – são os processos voltados para adequar os derivados à qualidade exigida pelo mercado. Em um desses processos, por exemplo, é feita a remoção do enxofre.
Gerações das indústrias:
O petróleo e o gás natural são fontes, por excelência, das indústrias petroquímicas, as quais produzem matérias-primas que, muitas vezes, passam por segundos e terceiros processos de transformação antes de serem empregadas na fabricação do produto final. Vale lembrar que o gás natural no Brasil é majoritariamente encontrado em conjunto com o petróleo. Por isso mesmo, o setor é dividido nos seguintes segmentos:
- Indústrias de 1ª geração: as que utilizam as matérias-primas (nafta, gás natural, GLP, gás de xisto etc) para gerar os produtos ou matérias-primas básicas.
- Indústrias de 2ª geração: aquelas que, a partir de matérias-primas básicas, produzem intermediários que serão matérias-primas para outras indústrias, embora também já possam ter uma aplicação final nesta fase.
- Indústrias de 3° geração: aquelas que constituem o setor de manufaturados.
- Indústria de 4° geração. as chamadas indústrias de ponta, que utilizam os manufaturados como componentes de suas montagens industriais ou para itens bem especializados de suas atividades, bem como para as especialidades químicas (matérias-primas para indústrias como a cosmética, a farmacêutica e a veterinária).
Um bom exemplo de como os derivados do petróleo percorrem todas essas indústrias antes de se transformarem em produtos finais é a fabricação do PVC (cloreto de polivinila). Na cadeia de transformação dele, as duas matérias-primas iniciais, o eteno e o cloro (1ª geração) primeiramente dão origem ao dicloroetano-DCE (2ª geração), que constitui matéria-prima para a produção do monômero de cloreto de vinila-MVC (3ª geração), que, por sua vez é usado na fabricação do PVC (4ª geração). Na tabela a seguir há um resumo dos materiais e químicos comumente derivados do petróleo e gás natural:
Fonte imagem: Conselho Regional de Química
Legenda: esquema simplificado do manejo e transporte do petróleo.
Referências
Refino. Petrobrás. Disponível em: <https://petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/areas-de-atuacao/refino/>. Acesso em: 25/09/2020
Petroquímica. Conselho Regional de Química - IV Região. Disponível em: <https://www.crq4.org.br/quimica_viva__petroquimica>. Acesso em 25 de set. 2020.