Saiba mais sobre suas características, aplicações e reciclagem
Poli(cloreto de vinila) – PVC
O PVC é um termoplástico vinílico, obtido a partir da polimerização do monômero cloreto de vinila. Em sua composição pura o PVC é um polímero rígido e duro à temperatura ambiente. Para torná-lo mais aplicável no segmento de embalagens, geralmente é plastificado para a produção de filmes flexíveis.
Como características gerais dos filmes de PVC, destacam-se
- Boa resistência a óleos e gorduras;
- Boa resistência a hidrocarbonetos não polares.
- Podem ser transparentes ou coloridos, e bem brilhantes;
- Quando superaquecido, libera ácido clorídrico e gás tóxico.
Esse termoplástico pode ser transformado em grande variedade de embalagens devido à sua adaptabilidade à plastificação, por ser praticamente inquebrável, e por causa da sua resistência aos produtos químicos e à penetração de água. Como embalagem rígida, o PVC é empregado como chapa para termoformação de bandejas, blisters para comprimidos, assim como para fabricação de frascos e garrafas por extrusão/ sopro. Os frascos e garrafas de PVC tem grande aplicação para o acondicionamento de água mineral, óleo vegetal comestível, cosméticos e produtos de limpeza e higiene pessoal, devido a sua transferência, brilho, e resistência a óleos e gorduras.
Quando orientado, há melhora na resistência ao impacto e à tração. A permeabilidade depende do grau de plastificação, pois quando muito plastificado é indicado para carnes frescas e frutas, devido a alta permeabilidade ao oxigênio. O PVC é também utilizado como filme estirável para carnes frescas, frutos e vegetais e como filme termorretrátil, para bandejas, potes para achocolatados, margarinas e manteiga, garrafas para óleo, etiquetas de garrafas e cápsulas de inviolabilidade.
Outras aplicações comuns do PVC são os sacos com fechos ziplock, embalagens de materiais escolares, envelopes plásticos, filmes plastificados e esticáveis, filmes para envoltório de bandejas, potes e blisters de comprimidos.
O PVC pode ser reciclado até 6 vezes por reciclagem mecânica, mas apresenta uma dificuldade em sua reciclagem por conta da possibilidade de degradação térmica. Durante o processo de reciclagem mecânica o material é aquecido, podendo haver quebra de cadeia polimérica e formação de ácido clorídrico. A quebra de cadeia diminui a qualidade do material, enquanto a formação de ácido clorídrico pode gerar corrosão do equipamento de reciclagem. O PVC reciclado é uma fonte mais barata para a produção de solados e materiais para arquitetura e construção.
A vida útil do PVC varia entre 15 e 100 anos, sendo a média superior a 60 anos. Por esse motivo existem também iniciativas de reutilizar o PVC para a fabricação de artesanatos, bancos ou outros produtos criativos como roller cats.
Referências
RODRIGUES, Taynara T. POLÍMEROS NAS INDÚSTRIAS DE EMBALAGENS. 2018. 19p. TCC - Faculdade de Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia.
JORGE, Neuza. EMBALAGENS PARA ALIMENTOS. 2013. 75p. CULTURA ACADÊMICA, Universidade Estadual Paulista, São Paulo.
CORSO, Marines. EMBALAGENS - Profª. Marinês Paula Corso. 2007. 39p. Apostila - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira.
DARBELLO, Sabrina Moretto. ESTUDO DA RECICLAGEM MECÂNICA DE POLI (CLORETO DE VINILA) – PVC - PROVENIENTE DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2008. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais, UNESP, Sorocaba.
O QUE É PVC. Instituto Brasileiro do PVC. 2020. Disponível em: < https://pvc.org.br/o-que-e-pvc > Acesso em: 22/09/2020.