Saiba mais sobre suas características, aplicações e reciclagem
O polímero poliestireno é uma resina termoplástica dura, amorfa e transparente polimerizada através do estireno. Essa polimerização acontece com aquecimento de uma suspensão em água e utilizando-se peróxidos para iniciar a reação. Ele assemelha-se muito ao vidro ou mesmo ao acrílico, por ser um material transparente, sólido e brilhante. É utilizado em vários tipos de aplicações e processamentos, tendo uso constante na indústria e em materiais comuns no dia a dia da sociedade, como brinquedos ou eletrodomésticos.
Isso deve-se às características deste polímero, como:
- Fácil processamento por moldagem a quente
- Fácil coloração
- Baixo custo
- Semelhante ao vidro
- Elevada resistência a álcalis e ácidos
- Baixa densidade e absorção de umidade
- Baixa resistência a solventes orgânicos, calor e intempéries
- Brilho
- Processamento fácil, quando cristal possui transparência cristalina
- Altamente resistente a impactos (quando aditivadas)
- Resistência ao calor
A etapa de maior impacto no ciclo de vida do PS é a produção das matérias primas, uma vez que o material é constituído de um polímero aromático formado a partir de monômeros de estireno e aditivos que podem conter butadieno. Essas substâncias são classificadas pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA) como prováveis cancerígenos humanos.
Os materiais de poliestireno são reciclados através da reciclagem mecânica, onde os resíduos plásticos são convertidos em grânulos que podem ser utilizados na produção de outros produtos. Apesar de ser possível a sua reciclagem, os seus índices de reciclabilidade são baixos e a maior parte dos resíduos acaba sendo destinada junto aos aterros sanitários.
Ademais, o PS é um polímero sintético de adição versátil, por isso pode ser utilizado de 4 maneiras:
Poliestireno expandido (EPS)
Espuma semi-rígida conhecida como isopor. Possui baixa densidade e bom isolamento térmico. É obtido através do aquecimento com substâncias que produzem gases, desta maneira o material incha e fica muito leve, ou seja, é obtida por meio da expansão da resina PS durante a sua polimerização. Ainda assim, o isopor é comumente utilizado como isolante ou em embalagens (copos e outros descartáveis para comidas e bebidas quentes), e até mesmo em materiais de construção e forros de capacetes.
O EPS reciclado pode ser utilizado na construção civil, na indústria de mobiliário, na confecção de itens domésticos, em calçados, entre outros. Na confecção de móveis, por exemplo, o material é aplicado em pufes, no enchimento de bancos, em vasos de flores e molduras de quadros. Também é aproveitado na fabricação de materiais escolares, como canetas esferográficas e réguas.
Poliestireno resistente ao calor
Frequentemente usado em eletrodomésticos ou confecção de peças de máquinas ou automóveis, gabinetes de rádios e TV, grades de ar condicionado, circuladores de ar, ventiladores e exaustores.
Poliestireno Cristal ou Standard (GPPS)
É um material amorfo, duro, com brilho e elevado índice de refração. Sendo comumente utilizado em artigos de baixo custo como copos descartáveis, utensílios domésticos e caixas para CDs.
Poliestireno de Alto Impacto (PSAI ou HIPS):
O poliestireno de alto impacto é obtido quando se adiciona cerca de 10% de borracha de polibutadieno ou de butadieno estireno ao PS. Dessa maneira o material fica mais resistente e não é transparente. Essa resistência ao impacto do PSAI acontece porque houve adição de um elastômero (borracha), que faz o material perder transparência, tornando-o leitoso e com a possibilidade de receber pigmentação depois. Vários dos produtos que vemos no nosso dia a dia podem ser feitos com PSAI, como potes para guardar comidas, revestimentos internos de refrigeradores, disjuntores, pentes, cabides, embalagens para pastas e bandejas para alimentos. Dentre as principais características do poliestireno de alto impacto estão:
- Alta rigidez
- Alta resistência ao impacto
- Atoxidade
- Inodoro
- Baixo custo
- Usinabilidade
- Boa resistência térmica
- Resistência química
- Resistência à abrasão
Vários dos produtos que vemos no nosso dia a dia podem ser feitos com PSAI, como peças de máquinas e veículos, caixas para rádio, televisão e microcomputadores, grades de ar condicionado, peças internas e externas de aparelhos eletrônicos, de telecomunicações, toca-fitas de carro, cabos e armações para guarda-chuvas, gabinetes para geladeira.
Também é utilizado na indústria calçadista (saltos) e na de embalagens de proteção contra choque, bem como em artigos de linha, como para cozinha e higiene, além de pratos, talheres, copos de café, água, refrigerantes e iogurte, utensílios diversos como brinquedos, jogos e artigo descartáveis.
Referências
MAIS POLÍMEROS. Poliestireno (PS): entenda suas principais características, aplicações e tipos. Disponível em: <http://www.maispolimeros.com.br/2019/02/25/poliestireno-ps/ >. Acesso em 21 de setembro de 2020.
POLYBRASIL. Poliestireno (PS): Propriedades e aplicações. Disponível em: <https://www.polybrasil.com.br/poliestireno-ps-propriedades-e-aplicacoes/>. Acesso em 21 de setembro de 2020.
GRASSI, V. G.; Forte, M. M. C.; Pizzol, M. F. D. Aspectos Morfológicos e Relação Estrutura-Propriedades de Poliestireno de Alto Impacto. Polímeros: Ciência e Tecnologia. Rio Grande do Sul. vol. 11, nº 3, p. 158-168, 2001.
FREESE, J. T. Análise do ciclo de vida de copos plásticos de poliestireno e de canecas de cerâmica utilizadas para servir café em um ambiente de trabalho, Porto Alegre, p. 1-70,jan. 2013 .
Conheça as vantagens de reciclar o Poliestireno Expandido (EPS). Plastivida, 19 jul. 2018. Disponível em: <http://www.plastivida.org.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/807-conheca-as-vantagens-de-reciclar-o-poliestireno-expandido-eps?lang=pt> Acesso em: 25/09/2020