PELBD - Polietileno Linear de Baixa Densidade

Saiba mais sobre suas características, aplicações e reciclagem

PELBD - Polietileno Linear de Baixa Densidade 

 

A estrutura molecular é a diferença principal entre o PEBD e o polietileno de baixa densidade linear (PELBD). Substituir o PEBD tradicional pelo PELBD torna possível produzir películas plásticas e fios mais finos, resistentes e recicláveis. Além disso, ao comparar o PELBD com o PEBD verifica-se que o PELBD é mais cristalino.

 

A maior resistência a deformação de superfície e a maior sensibilidade à fraturas do material fundido, tornam o processamento do PELBD mais difícil em comparação com o do PEBD. Porém, as boas propriedades mecânicas de um filme de PELBD, associadas com às suas boas características ópticas, demonstram que muitas vezes vale a pena buscar vencer as dificuldades inerentes ao processamento deste polímero.

 

Ao compará-lo com o PEAD, vemos que o PELBD apresenta menor resistência à tração e dureza mais baixa. Porém conforme se aumenta o teor das ramificações do material, ele exibe maior resistência ao impacto e ao rasgamento, no caso de filmes.

 

O PELBD apresenta aplicações no setor de embalagens, como filmes multicamadas, filmes agrícolas, laminados, sacos e sacolas, fraldas, sendo também utilizado para fabricação de tampas de garrafas PET, caixas de água, bombonas para uso alimentício, mangueiras para irrigação e jardim e até tanques de combustível para automóveis.

 

Além disso, pode ser usado em conjunto com o PEAD ou com o PEBD para a fabricação de embalagens para ração animal e embalagens agrícolas. Essa vasta gama de aplicações do PELBD é possível devido às suas características:

  • Excelente flexibilidade;
  • Elevada resistência à tração, podendo sofrer deformação considerável antes do rompimento;
  • Boa resistência a impacto;
  • Baixa densidade (0,93g/cm³), bem próxima à densidade do PEBD;
  • Boa capacidade em reter vapor de água;
  • Excelente capacidade em selar materiais quando aquecido, ou seja, é utilizado para selar fardos de latas de cerveja, refrigerantes e garrafas de plástico PET, pelo simples aquecimento com soprador térmico;
  • Boa resistência a produtos químicos, assim como o PEBD;
  • Capacidade em formar fibras plásticas que podem ser usadas em isolamento térmico e acústico, por exemplo;
  • Boa resistência a rasgo.

 

Referências

 

PEBD e PELBD. Disponível em <https://mundodoplastico.plasticobrasil.com.br/oportunidades/pebd-pead-e-pelbd-caracter-sticas-e-indica-es-de-cada-polietileno> Acesso em 18 de Setembro de 2020.