Saiba mais sobre suas características, aplicações e reciclagem
A principal diferença entre o polietileno de alta densidade (PEAD) e o de baixa densidade (PEBD) está no tipo de sistema iniciador usado para sua concepção. Em relação a cristalinidade, a do PEAD é maior que a do PEBD, e sendo maior a cristalinidade, a fusão pode acontecer em temperaturas mais altas.
Graças também à essa cristalinidade e à diferença de índice de refração, os filmes de PEAD finos são translúcidos e menos transparentes que os de PEBD, que é menos cristalino. No PEAD as características elétricas são pouco afetadas pela densidade e peso molecular do polímero. Já as propriedades mecânicas sofrem uma forte influência do peso molecular, do teor de ramificações, da estrutura morfológica e da orientação.
O PEAD exibe baixa reatividade química. O material é estável em soluções alcalinas de qualquer concentração e em soluções salinas, independente do pH. Ele não é solúvel em temperatura ambiente com nenhum solvente conhecido, mesmo que alguns solventes, como xileno, por exemplo, causem um efeito de inchamento.
Em altas temperaturas, o polietileno de alta densidade se dissolve em alguns hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos. Porém, mesmo assim, pode-se considerar que o PEAD é relativamente resistente ao calor.
O PEAD é utilizado em diferentes segmentos da indústria de transformação de plásticos, abrangendo os processamentos de moldagem por sopro, extrusão e moldagem por injeção.
Pelo processo de injeção, o PEAD é utilizado para a confecção de baldes e bacias, bandejas para pintura, banheiras infantis, brinquedos, conta-gotas para bebidas, jarros d'água, potes para alimentos, assentos sanitários, bandejas, tampas para garrafas e potes, engradados, bóias para raias de piscina, caixas d'água, entre outros.
Enquanto que, pelo processo de sopro, destaca-se a utilização na confecção de bombonas, tanques e tambores de 60 a 250 litros, onde são exigidas principalmente resistência à queda, ao empilhamento e a produtos químicos, frascos e bombonas de 1 a 60 litros, onde são embalados produtos que requeiram alta resistência ao fissuramento sob tensão.
Também é utilizado na confecção de frascos que requeiram resistência ao fendilhamento por tensão ambiental, como: embalagens para detergentes, cosméticos e defensivos agrícolas, tanques para fluido de freio e outros utilizados em veículos e na confecção de peças onde é exigido um produto atóxico, como brinquedos.
Por extrusão, é aplicado em isolamento de fios telefônicos, sacos para congelados, revestimento de tubulações metálicas, polidutos, tubos para redes de saneamento e de distribuição de gás, emissários de efluentes sanitários e químicos, dutos para mineração e dragagem, barbantes de costura, redes para embalagem de frutas, fitas decorativas, sacos para lixo e sacolas de supermercados.
Em geral, o PEAD possui diversas aplicações, dentre elas estão:
- Filmes;
- Sacolas;
- Paletes;
- Utilidades domésticas;
- Assentos Sanitários;
- Capacetes;
- Embalagens para detergentes e tensoativos;
- Embalagens para cosméticos;
- Reservatórios automotivos;
- Bombonas para produtos químicos;
- Brinquedos;
- Tampas;
- Potes;
- Cabos;
- Tubos corrugados;
- Isolamento de fios;
- Bobinas picotadas;
- Caixas para uso industrial.
O PEAD possui tantas aplicações e é amplamente utilizado na indústria de embalagens, devidos às suas interessantes propriedades:
- É atóxico, impermeável, e flexível.
- Possui grande resistência química, térmica e a corrosão.
- Apresenta temperatura de fusão de 120°C .
- É resistente e durável, suas propriedades mecânicas podem se manter inalteradas por longos períodos de tempo.
- Apresenta estrutura molecular regular e estável, e resulta em produtos finais com características superiores à de outros plásticos e de outros polietilenos. O PEAD possui vantagens em comparação com os outros polietilenos, pois permite uma maior variedade de utilização e aplicação.
- Como seu peso molecular é elevado, o PEAD é mais indicado para a fabricação de produtos que apresentam resistência quanto a deformações, também garantem durabilidade, flexibilidade e leveza.
Além da indústria de embalagens, o PEAD possui uma versatilidade de aplicações em diversas áreas e segmentos, podendo se transformar em tubos, mangueiras e até em tanques de combustível. Devido às suas propriedades mecânicas vantajosas, O PEAD consegue manter suas características inalteradas após diversos reprocessamentos consecutivos, o que o permite passar por ilimitados processos de reciclagem mecânica. Alguns benefícios da reciclagem do PEAD são:
- Redução de 33% no consumo de energia.
- Diminuição de 90% no consumo de água.
- Redução de 66% na emissão de dióxido de carbono.
- Diminuição de 33% na emissão de dióxido de enxofre e de 50% na de óxido nitroso.
Referências
PEAD. Disponível em
<http://www.maispolimeros.com.br/2019/02/20/polietileno-pe/> Acesso em 17 de Setembro de 2020.
PEAD. Disponível em
<https://plasticovirtual.com.br/o-que-e-um-pead/#:~:text=O%20polietileno%20de%20alta%20densidade%20%C3%A9%20resistente%20e%20dur%C3%A1vel%2C%20e,pl%C3%A1sticos%20e%20de%20outros%20polietilenos.> Acesso em 17 de Setembro de 2020.
Temperaturas de fusão. Disponível em <https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/reciclagem-do-plastico> Acesso em 17 de Setembro de 2020.
Benefícios da reciclagem do PEAD. Disponível em <https://www.techduto.com.br/reciclagem-do-pead/> Acesso em 18 de Setembro de 2020.