O papel das embalagens

Saiba mais sobre as embalagens em geral e entenda sua importância na comunicação com o consumidor

De acordo com a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), a embalagem é “um recipiente ou envoltura que armazena produtos temporariamente e serve principalmente para agrupar unidades de um produto, com vista à sua manipulação, transporte ou armazenamento”. Além disso, a embalagem possui outras funções, como proteger o conteúdo, informar sobre as condições de manipulação, exibir os requisitos legais como composição e ingredientes e estabelecer uma comunicação com o seu consumidor. As embalagens se tornaram ferramentas cruciais para atender à sociedade em suas necessidades de alimentação, saúde e conveniência, disponibilizando produtos com segurança e informação para o bem estar das pessoas, além de possibilitar o acesso a produtos frágeis, perecíveis, de alto ou baixo valor agregado.

 

Atualmente, as transformações que ocorrem no mercado são bastante rápidas e dinâmicas, por conta da globalização, que aumentou a velocidade de nossas comunicações e tornou o mercado ainda mais competitivo. Nesse cenário, o consumidor também dispõe de mais informações sobre os produtos que consome e as empresas que ofertam esses produtos. Por isso, a comunicação na embalagem é também um diferencial competitivo. A embalagem transmite o significado da marca através de seus diversos componentes simbólicos como  cor, modelo, forma, tamanho, materiais físicos e rótulo de informações. 

 

O índice de decisão de compra no ponto de venda nos super e hipermercados brasileiros vem caindo, segundo a terceira edição da pesquisa do Popai Brasil “O Comportamento do Consumidor em Super e Hipermercados”, realizada em parceria com o Ibope Inteligência. Em 2010, esse índice era de 76%, o que pode demonstrar uma tendência de diminuição se comparado a 2004, em que o índice de decisão no ponto de venda era de 81%, enquanto em 1998, na primeira edição da pesquisa, o percentual era de 85%.

 

Apesar disso, essa queda está sendo balanceada pelo surgimento dos consumidores “obcecados por informação”. Segundo pesquisa realizada pela DraftFCB, em 2012, o consumidor brasileiro já vinha dando uma importância cada vez maior às informações disponibilizadas sobre produtos e serviços na web, utilizando as informações para orientar suas decisões de compra. O Brasil está entre os que mais possuem pessoas obcecadas por informação, com cerca de 19% dos entrevistados, que não hesitam em verificar toda a informação disponível sobre uma marca antes de decidir pela compra de um produto ou serviço.

 

Por esse motivo, a embalagem é também responsável por transmitir a imagem da empresa para o consumidor cada vez mais consciente. O selo eureciclo cumpre o papel de comunicar com os consumidores, apresentando o investimento que está sendo realizado na cadeia de reciclagem. Todos esses fatores conjuntamente refletem a importância e a complexidade que envolve a concepção de um projeto de embalagem e a relevância do design como ferramenta das empresas para serem ainda mais competitivas.

 

Ainda estamos distantes de termos um domínio de embalagens sustentáveis no mercado. Para isso, é preciso contemplar a proporção ideal de embalagem e produto, otimizando o seu peso específico e também proporcionando as condições ideais para o acondicionamento do produto. A inovação está envolvida, na maioria das vezes à resistência mecânica, associada com propriedades de barreira a gases e aromas, além de novos sistemas de fechamento, garantindo maior segurança e praticidade para o consumidor.

 

A busca por uma embalagem mais sustentável é um processo de melhoria contínua, em que se faz uso das novas tecnologias e da evolução do cenário social, econômico e mercadológico, de forma a maximizar a distribuição do produto, a segurança do consumidor e o sucesso de seu uso, minimizando a geração de resíduo e desperdício, com a destinação final adequada. Para contribuir positivamente com a sustentabilidade, portanto, as embalagens devem ser fabricadas a partir de materiais provenientes de fontes ambientalmente corretas, com tecnologias limpas de produção, serem recuperáveis após a utilização, além de serem fabricadas, transportadas e recicladas utilizando energia renovável.