Porque preciso buscar embalagens mais sustentáveis?

Entenda a importância de ir além da compensação de suas embalagens

A busca pela sustentabilidade nas embalagens é um processo contínuo, visto que novas possibilidades surgem com os avanços tecnológicos. A parceria com o selo garante que o impacto negativo das embalagens pós-consumo está sendo compensado, ou seja, que uma quantidade equivalente dos materiais presentes na embalagem estão sendo reciclados e reintroduzidos na indústria, reduzindo a necessidade de obtenção de matéria prima virgem.

 

A compensação ambiental surge com o intuito de destinar recursos para a cadeia de reciclagem, fortalecendo as cooperativas e centrais de triagem de forma que elas consigam melhorar sua infraestrutura. Esse investimento remunera essas centrais pelo serviço ambiental de coleta e separação dos resíduos, que não é remunerado, visto que essas centrais só recebem pelo valor final de venda dos resíduos. Com uma quantidade maior de recursos, possibilitamos que essas centrais de triagem consigam ampliar sua capacidade, reciclando volumes ainda maiores de materiais e consequentemente aumentando as taxas de reciclagem no Brasil.

 

A destinação de recursos para a cadeia de reciclagem é muito importante, mas não é suficiente. Para que a logística reversa seja financeiramente viável e para aumentar as taxas de reciclagem, é fundamental que o consumidor realize o descarte correto de seus resíduos. Por isso, a educação ambiental é um tema essencial para ser abordado junto ao consumidor. É necessário que seja feita uma orientação adequada sobre o que deve ser descartado como lixo seco, para facilitar o trabalho de quem for fazer a triagem e diminuir os custos de disposição de rejeitos nestas centrais.

 

Hoje, sabemos que o brasileiro não tem o costume de reciclar, mas felizmente esse cenário vem se alterando nos últimos anos. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria, 55% dos brasileiros separam, em casa, o lixo pra reciclar. Em comparação a 2013, esse número era de 47%. A construção desse hábito é importante para que as iniciativas de logística reversa das empresas tenham êxito, pois entendemos o quanto é difícil recuperar as embalagens pós-consumo junto aos consumidores após a comercialização dos produtos.

 

Nossa central de conhecimento possui diversas informações que julgamos necessárias para que sua empresa consiga ir além da compensação ambiental do impacto de suas embalagens no meio ambiente. O que você pode fazer para tornar suas embalagens ainda mais sustentáveis? Essa é a principal pergunta que queremos te auxiliar a responder.

 

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