Embalagens metálicas

Saiba mais sobre as principais características desse tipo de embalagem

As embalagens metálicas são utilizadas principalmente a produtos tratados termicamente, devido à sua boa resistência a altas pressões e temperaturas e também por sua estabilidade mecânica. As principais embalagens metálicas são constituídas basicamente de aço ou alumínio.

 

As embalagens metálicas não são tão inertes como o vidro, a interação embalagem-alimento pode ser minimizada por intermédio do uso de vernizes adequados que evitam a passagem do metal para o alimento e sua corrosão, principalmente quando o material embalado contém ácido. Porém, dentre suas desvantagens, temos o alto custo e peso, quando comparado a embalagens plásticas, e também a falta de visualização do produto. Portanto, a melhoria dessas embalagens é obtida pela indústria principalmente por meio de desenvolvimento de vernizes mais eficientes, novos desenhos e reduções de espessura da folha metálica.

 

Tem facilidade de estocagem, ou seja, são facilmente empilhadas. Promove o rápido resfriamento e embala de maneira segura e saudável a bebida envasada. Para o varejista, requer menos espaço nas prateleiras e se tem menores índices de perda com estocagem. O envasador tem a oportunidade de exibir a sua marca em um rótulo que aproveita 100% da embalagem. Permite também utilizá-la em campanhas promocionais e no desenvolvimento de rótulos temáticos por ocasião de eventos especiais. No que se refere ao transporte, a latinha só traz vantagens. Em cada viagem, um carrinho de mão pode levar de cinco a seis engradados de garrafas e de oito a nove caixas de latas. Isso significa carga e descarga mais rápidas, menos tempo no depósito e maior produtividade de funcionários. Além disso, o sistema de fechamento das latinhas protege melhor os produtos acondicionados, garantindo mais segurança na hora de transportá-las e garantia de procedência da bebida para o consumidor.

 

Do ponto de vista tecnológico, as principais inovações que ocorreram foram a evolução dos tipos e formatos das latas; o desenvolvimento de sistemas para abertura fácil; a redução da espessura da folha metálica, sem diminuir sua resistência mecânica da lata; a substituição da solda convencional por agrafagem pela eletrossoldagem; a melhoria na qualidade de impressão e desenvolvimento de latas embutidas a partir de materiais ferrosos e de alumínio. 

 

Os novos avanços tecnológicos visam, sobretudo, a economia de energia e de materiais associados à maior produtividade. Os materiais utilizados na fabricação de embalagens metálicas podem ser divididos principalmente em materiais ferrosos, não ferrosos e orgânicos, tais como vernizes e tintas.

 

As latas podem ser fabricadas derivadas do aço-carbono, como por exemplo, folha de flandres (FF), folha cromada (FC) e folha não revestida (FNR), a principal diferença entre elas está entre sua composição química e sua laminação. Outra comumente utilizada é a folha de alumínio (FAL). 

 

As embalagens metálicas para alimentos classificam-se fundamentalmente em dois tipos: embalagens de três peças, com corpo, tampa e fundo; e embalagens de duas peças, cujo corpo e fundo são uma peça única e tampa. As latas de três peças são geralmente feitas em folha de flandres, constituem o maior mercado, com destaque para óleos comestíveis, seguido de leite em pó e vegetais em conservas. As latas de duas peças podem ser feitas em folha de flandres, folha cromada e folha de alumínio.

 

Em ambas as embalagens, aço ou alumínio, as tampas são sempre feitas em alumínio (espessura de 0,23 mm) devido ao sistema de abertura com semi-corte (easy open), que se presta apenas para este metal, face ao risco de oxidação do aço nesta região. O processo de produção de embalagens vem apresentando constante evolução, principalmente no que diz respeito a espessura da folha utilizada, o que traduz em menor espessura da parede da lata, o que propicia menor peso total da embalagem. Isto é traduzido em economia, visto que a matéria prima é o item de maior custo da produção.

 

Saiba mais sobre cada tipo de metal e suas características aqui.