Ecodesign de embalagens

Conheça as principais diretrizes para o design voltado para a sustentabilidade

Atualmente, se faz urgente a necessidade de se pensar em designs de produtos, especialmente de embalagens, que utilizem reduzidas quantidades de material e aumentem o potencial de reciclagem dos produtos. Segundo ABRE, existem algumas recomendações para que a embalagem permaneça sendo uma ferramenta de preservação de produtos e recursos naturais, ao mesmo tempo em que deve se adequar às novas obrigações ambientais que surgem constantemente: 

 

  • Escolha de material, levando em consideração fatores como toxidez, escassez, renovabilidade, reciclabilidade; 
  •  A não projeção de embalagens "Over-Packing" - com uma quantidade de materiais maior que a necessária;  
  • Disponibilização de todas as informações referentes à embalagem ao consumidor;  
  • Consideração da "desmontagem" da embalagem;  
  • Redução da espessura das paredes da embalagem;  
  • Desenvolvimento de tecnologias de similaridade de materiais;  
  • Priorização de embalagens incolores;  
  • Priorização de rótulos que não utilizam cola;  
  • Intensificação do uso de refil;  
  • Cuidado ao imprimir diretamente na embalagem, pois a tinta pode não ser quimicamente compatível com o material, e acabar prejudicando a reciclagem
  • Produção limpa e otimização da logística;  
  • Prolongamento do tempo de vida útil do produto;  
  • Maximização da possibilidade de reaproveitamento;  
  • Eliminação de desperdícios. 

 

O ecodesign pode ser entendido como “um método de desenvolvimento de produtos que objetiva a redução do impacto ambiental e usa a criatividade para gerar produtos e processos mais eficientes sob o ponto de vista da sustentabilidade.” O conceito de ecodesign aplicado para o design de embalagem está baseado nos três R’s da sustentabilidade: 

 

  • Reduzir: consiste em diminuir o descarte de resíduos desnecessários. Isso pode ser feito diminuindo a utilização de produtos descartáveis, os substituindo por produtos que possam ser reutilizados; trocar as sacolas plásticas por uma ecobag ou caixa de papelão da sua casa ou do próprio mercado. Todos esses cuidados reduzem o consumo de matéria prima e poupam o meio ambiente e precisam estar presentes em todos os consumidores e empresas por meio da conscientização ambiental.
  • Reutilizar: é caracterizado pelo ato de dar novo uso a algo que já foi utilizado. A reutilização é, acima de tudo, um exercício criativo de como transformar algo aparentemente sem utilidade em algo produtivo. Os benefícios são a redução do volume de resíduos, a redução de consumo de matéria prima e também reduz o próprio gasto de dinheiro do consumidor, pois quando se reutiliza, significa que você está substituindo algo novo que teria que ser comprado. O ato de trocar também está incluso, pois algo que não te atrai mais pode ser de muito bom gosto para outros. Por isso, sebos, brechós e ateliês de transformação de produtos são ótimas opções.
  • Reciclar: constitui-se pelo ato de transformar produtos já utilizados em um novo produto, porém deve ser feito por meio de processo químico ou físico. O interessante da reciclagem é que o novo produto gerado pode ser igual ao produto anterior ou completamente diferente. Apesar dos benefícios da reciclagem serem muitos, cada material deve ir para um local diferente, sendo necessário uma pré-separação à coleta seletiva. Essa separação pode ser feita por via dos lixos de coleta seletiva (amarelo para metais e plásticos, azul para papel e cartão, verde para vidro). Esse esquema é necessário porque quando o material está sujo, perde o valor de comercialização e nem sempre é possível recuperá-lo por meio da reciclagem.