Comunicação Interna

Dicas para incluir colaboradores e stakeholders na parceria

Se tornar uma empresa mais sustentável é um processo contínuo, que parte da compreensão do impacto que suas operações causam no meio ambiente. Apesar de desafiador, quando incluímos nossos pares tudo tende a ser mais gratificante.

Comunicar-se com clareza com seu público interno e fornecedores pode ser uma peça fundamental para a garantia do alinhamento do seu primeiro público com objetivos, valores e direcionamentos da sua marca.

Acreditamos que o engajamento da sua empresa com o desenvolvimento da cadeia de reciclagem e a transformação da vida de seus trabalhadores, será capaz de motivar e orgulhar todos aqueles que fazem parte do seu ecossistema. 

Para despertar a consciência ambiental e engajar os colaboradores, uma boa prática é explicar como você, que fez parte da tomada de decisão pelo selo eureciclo, entendeu que as embalagens da marca representavam um impacto no meio ambiente e como chegou até a compensação ambiental como a melhor solução para este problema.

Você e seu time podem passar por alguns tópicos como:

  • Qual é a externalidade gerada, no meio ambiente, com as nossas embalagens?
  • Quanto, em kg ou toneladas, geramos em embalagens todos os anos?
  • Quais são os desafios para mitigar estes impactos no meio ambiente?


Entendendo estes desafios, seus colaboradores vão conseguir entender a dimensão da responsabilidade que a marca está tomando para si, e isso com certeza vai ajudar a engajá-los em pensar sempre em mais soluções sustentáveis, para que esse esforço seja coletivo.

Apresentados os desafios, você e seu time podem passar por tópicos que falem da solução:

  • Como conheceram o selo eureciclo?
  • Como funciona a compensação ambiental e por que ela foi escolhida?
  • Quais são os resultados esperados com a parceria?

Após o entendimento da parceria, é importante dividir com a sua rede como está sendo feita - ou será feita - a divulgação para seus clientes e público externo.

1. Embalagens Certificadas: Estampe o selo eureciclo em suas embalagens, um atributo de comunicação que simboliza o nosso compromisso. 

2. Comunicação Visual: As lojas físicas e pontos de venda também podem ser um relevante canal para anunciar a parceria. Banners e adesivos que enfatizam sua iniciativa sustentável, podem educar e inspirar os clientes sobre a importância da reciclagem.

3. Presença Online: Atualize seu site, assinaturas de e-mail, fundos de tela e mídias sociais com banners e posts dedicados à nova iniciativa. 

4. Campanhas de Marketing: Desenvolva campanhas de marketing específicas sobre o significado do selo eureciclo e como os consumidores podem se engajar nesta jornada sustentável. 

5. Assessoria de Imprensa: Desenvolva um release para a imprensa e conte para o mercado o engajamento da sua marca com a pauta da reciclagem. 

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Dica: os resultados obtidos com a parceria podem ser uma boa forma de tornar o impacto mais perceptível e tangível. Para consultá-los, é só acessar sua Área do Cliente e baixar o Relatório de Impacto de nossa parceria. 

Além disso, no email de onboarding da parceria você recebeu vídeos explicativos sobre a eureciclo, este conteúdo pode ser utilizado tanto para o público interno quanto externo.

Ficou com alguma dúvida?

Nosso time está disponível no e-mail sucesso@eureciclo.com.br