BOPP - Polipropileno Bi-Orientado

Saiba mais sobre suas características, aplicações e reciclagem

 O BOPP é um polímero obtido através da polimerização do propileno (propeno), um subproduto gasoso da refinação do petróleo, através de uma reação de adição, pela qual reagem milhares de moléculas sucessivamente que dão origem a pequenas unidades de resina plástica. Esta resina é submetida a processos de transformação para dar forma ao produto desejado. Sendo assim, o filme de polipropileno biorientado encontra-se na 3ª geração do refino do petróleo. 

 

O processo produtivo do polipropileno biorientado, inicia-se com a indústria petroquímica, fornecedora dos insumos, mais precisamente da nafta e do gás de refinaria. Desses dois insumos (nafta e do gás de refinaria) obtém-se o propeno, que, associado a catalisadores, gera uma reação de polimerização na qual se forma o polipropileno. Posteriormente, fabrica-se o filme flexível de BOPP. Nessa etapa do processo, os grânulos de polipropileno são aditivados, extrudados e/ou coextrudados, biaxialmente estendidos e finalmente recolhidos em uma bobina, configurando um processo complexo e altamente automatizado. 

 

Assim, o BOPP (polipropileno bi-orientado) é obtido a partir da extrusão do PP visando a obtenção de filmes plásticos. No processo de produção do filme, ele é estirado tanto no sentido da máquina quanto no sentido transversal, ou seja, ele é orientado em duas direções, por isso o nome. Esse processamento específico confere ao material características próprias, como menor flexibilidade (maior rigidez), maior resistência à tração (à rasgos) e melhoria das propriedades ópticas (transparência).

 

O BOPP é utilizado no envase de diversos produtos alimentícios, principalmente em rótulos e etiquetas, devido a sua possibilidade de impressão com alta qualidade visual, além da funcionalidade, resistência e baixo custo. Existem atualmente três tipos de BOPP: metalizado, perolado e transparente. 

 

A película de polipropileno biorientada, é encontrada principalmente em embalagens de salgadinhos, biscoitos, sopas instantâneas, barrinhas de cereais, chocolates, rótulos de garrafas PET e ovos de páscoa. Ele é muito utilizado por ser fácil de colorir, imprimir e laminar. O aspecto metalizado é a principal característica visual do BOPP, mas ele também pode ser transparente, opaco ou fosco.

 

As propriedades físicas do plástico BOPP são excelentes para o bom condicionamento de alimentos, pois evitam contato do produto com gases, oxigênio, variações de temperatura e umidade. Como se não bastasse, esse tipo de plástico tem impressão facilitada e desliza facilmente nas máquinas de empacotamento, o que melhora o rendimento na produção das fábricas alimentícias.

 

Apesar das conveniências industriais, se descartadas de forma incorreta, as embalagens plásticas de BOPP, quando não entopem valas agravando o problema das enchentes, escoam para o mar causando sufocamento de animais, com o agravante de demorarem no mínimo 100 anos para se decomporem, como todo plástico comum. Além disso, em contato com células tronco, o BOPP altera a expressão genética, sendo potencial agente cancerígeno.

 

De acordo com a prefeitura da cidade de São Paulo, por exemplo, o material é considerado não-reciclável e acaba não sendo coletado pelos catadores e cooperativas vinculadas à instituição. Apesar disso, o BOPP não deixa de ser reciclável, o que ocorre é que as embalagens BOPP só não têm um índice maior de reciclagem devido a falta de identificação correta e a pouca informação dos recicladores e produtores acerca das possibilidades de reaproveitamento.

 

Referências

 

Reciclagem do BOPP. Disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/6-atitude/645-bopp-plastico-que-embala-doces-e-salgadinhos-tem-reciclagem-.html> Acesso em 19 de Setembro de 2020.

 

BOPP. Disponível em

<https://www.promtec.com.br/etiqueta-bopp/#:~:text=Derivado%20do%20petr%C3%B3leo%2C%20%C3%A9%20uma,na%20ind%C3%BAstria%2C%20substituindo%20outros%20termopl%C3%A1sticos.> Acesso em 04 de Setembro de 2020.

 

BOPP. Disponível em <http://www.novaisetiquetas.com.br/rotulo-bopp> Acesso em 17 de Setembro de 2020.